Memória Descritiva
A proposta deste espetáculo foi despertar a libido que, segundo Sigmund Freud, é o impulso vital para auto-preservação da espécie humana. A libido não está relacionada somente com a sexualidade, mas também está presente em outras áreas da vida, como nas atividades culturais. Segundo o conceito grego de Eros, a libido não é exclusivamente o desejo sexual, mas abrange toda a força vital e vontade de viver. Juntando a poesia erótica de vários autores portugueses, como António Boto, Natália Correia e Bocage, com guitarras, saxofone e a mais sensual das violas de arame portuguesas, a viola campaniça, aconteceu na Sociedade Harmonia Eborense a 4 de Novembro, o espetáculo Erotismos. Com a interpretação de Florbela Figueiredo, os poemas permitiram também a união da música de António Bexiga, Zé Peps e José Fernandes, com Xinês como técnico de som.
O espetáculo começou por volta das 21:30h. No início os performers já preparados aguardaram que os espectadores se sentassem. A disposição da sala foi invulgar: os músicos e a intérprete dos poemas estavam afastados entre si, ao redor da sala. O público ocupou 40 lugares sentados, proporcionando um ambiente íntimo e favorável para o espetáculo.
Com as luzes apagadas, a sala começou a encher-se de sons que pareciam vir de vários lados. Acende-se a luz da intérprete e começa o primeiro poema musicado. Os músicos entram sucessivamente com a sua música e as luzes que estão aos seus lados, respetivamente, se acendem. O ambiente é sempre íntimo, potenciando uma maior cumplicidade quer com os performers quer pelas pessoas todas que ali se encontravam. A dinâmica do espetáculo foi variada, para além das guitarras, guitarra campaniça e saxofone, foram ainda usados instrumentos de percussão, vários efeitos com pedais como “loops” e octaves, e ainda uma flauta, conferindo assim vários ambientes próprios a cada altura do espetáculo. A intérprete andava pela sala, entre dois lugares distintos enquanto os músicos estavam sempre no mesmo lugar.
A preparação do espetáculo decorreu com normalidade e sem grandes adversidades ou contratempos. Houve uma excelente comunicação entre os performers, a direção da Sociedade Harmonia Eborense e o técnico de som, gerando um ótimo ambiente entre os intervenientes que permitiram este acontecimento. Ainda de realçar o cartaz feito para o evento da autoria de umpontoeumavirgula (.,).
Registo Fotográfico
Fotos de Rafael Espingardeiro