Passado, Presente e Futuro da SHE

23 de Abril de 1849

Fundação da Sociedade Harmonia Eborense

A Sociedade Harmonia Eborense (SHE) foi fundada em 23 de Abril de 1849, numa altura em que o país ainda recuperava das ferozes confrontações entre liberais  e absolutistas (1828-1847) e entre cartistas e setembristas na Guerra de Paluteia (1846-1847). Não é de estranhar, pois, que os fundadores da SHE se tenham socorrido de tão concordante conceito para nomear a colectividade que decidiram formar: Harmonia na música e Harmonia entre os Homens.

Sedes de Sociedade Harmonia Eborense

A primeira sede da Sociedade Harmonia Eborense situava-se na Rua Ancha (actualmente Rua João de Deus), n.º 61, tendo ai permanecido até 1894, ano em que transitou para o n.º 112 da mesma rua. Em 1902, a sociedade passou para as suas actuais instalações na Praça do Giraldo, onde passou a ocupar o mais central dos espaços eborenses.
A mudança para o edificio da Praça do Giraldo, permitiu superar algumas das dificuldades sentidas para encontrar espaços adequados à realização das actividades a que estava obrigada a produzir por imposição regulamentar.
Em meados do Séc. XX, as instalações da Sociedade foram alvo de novas remodelações, sendo de destacar a sala do bihar e a nova sala do bar, bem como a remodulação de todo o imobiliário.

Actividades recorrentes no passado da SHE

Praticamente desde a data da sua fundação, a Sociedade Harmonia Eborense contou com uma escola de música (grupo filarmónico), promoveurecitais de teatro, bailes, festejos carnavalescos, estando aberta aos seus associados e familiares, se bemque sujeitos restricões rigorosas de admissão.
No inicio do Séc. XX a SHE passou a desenvolver tambémalgumas actividades desportivas, nomeadamenteuma secção de ciclismo, ginástica para os filhos dos sócios e, em 1924, dispunha de uma câmara escura que colocava à disposição de todos os seus associados, bem comomum telégrafo ao qual, durante a I Grande Guerra, chegavam as noticias da frente.
Ao longo do Séc. XX, a SHE, continuou a desenvolver estas actividades se bem que algumas delas fossem desaparecendo. Nos meados do século passado, a Sociedade promoveu várias actividades artísticas, nomeadamente um conjunto de exposições de  artes plásticas e de conferências temáticas, continuando a manter o seu cariz de local e entretenimento.

Ciclismo

Mais fotos

Carnaval

Mais fotos

Bailes

Mais foto

Assembleias

O período contemporâneo da Sociedade Harmonia Eborense

Ao longo do último século a SHE sempre soube adaptar-se ás constantes mudanças, restruturando-se sempre que necessário.
Atingiu em 2015 o estatuto de Instituição de Utilidade Pública e foi reconhecida, em 2018, como a primeira Entidade de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local da cidade de Évora.
Actualmente, a Sociedade Harmonia Eborense assegura uma programação constante nas áreas da Música, Cinema, Teatro e Exposições de artes plásticas, endo um papel decisivo na dinamização da cultura local, não descurando numa linha de actuação que se enquadra com uma estratégia a nivel nacional. São mais de 200 eventos por ano, num desafio constante dos seus associadose voluntários, assente ma leitura do presente, honrando o papel da história, de forma a assegurar o futuro.

A Sede

Considera-se a nossa Sede como um lugar precioso que confere à nossa Sociedade uma mística que a destaca. É assim da nossa responsabilidade a sua decoração para que seja um espaço seguro e para que todos sintam o devido conforto quando a frequentam, sentido nestas paredes todas

Mais fotos

Concertos

Os concertos de música, são actualmente a grande imagem de marca da associação, o que faz com que o nome da Sociedade Harmonia Eborense, seja ouvido e falado por todo o território nacional e por muitas vezes além fronteiras.
A SHE é hoje em dia um dos palcos preferidos para os músicos de bandas emergentes.
Recentemente a SHE está integrada numa associação intitulada “ Circuito”( circuito nacional de bandas), que contempla as melhores casas de música ao vivo do país.
Nos últimos vinte anos, a SHE conta com mais de mil concertos na sua sede.

Mais fotos

Jam Sessions

As Jam Sessions criam um espaço em que os sócios podem vir mostrar o seu talento, sejam músicos com ou sem experiência. É um espaço em que surgem novas bandas, surgem novos músicos e novas amizades.

Cinema

O Cinema na SHE tem uma oferta cultural variada, marcado pelo cinema de culto, independente e até pop, com ciclos dinamizados pelos sócios que oferecem uma introdução e um espaço de debate depois da exibição.

Teatro

O grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense foi fundado em 1897, se bem que desde 1849 existisse uma  Comissão Dramática na Sociedade, que promovia alguns espectáculos no Teatro das Casas Pintadas. A maior oparte dos seus menbros provinha do extinto Grupo Eborense de Amadores Dramáticos e a sua estreia oficial ocorreu no Teatro Garcia de Resende, no dia 20 de Feverero de 1897, com a peça burlesca “A Fábia”.
Algumas das peças encenadas pelo Grupo Dramático da SHE constituiram verdadeiros êxitos.
A partir de 1911, António Simões paquete, verdadeiro empresário teatral, foi o encenador do grupo durante várias décadas.
Actualmente o Grupo Dramático da She continua vivo pelas mãos dos sócios e amantes desta arte.

Mais fotos

Fórum Aberto

Os fórums abertos da Sociedade Harmonia Eborense destacam-se por serem um espaço seguro em que todos os sócios podem participar, partilhando ideias, alertando para alguns problemas e propondo soluções.

Festivais

Uma associação não se caracteriza apenas pelo trabalho que faz sozinha ou na sua sede, é através de eventos culturais e parcerias com outras entidades que o seu conceito se extende fora da sua sede e que abrange um maior público.

Mais fotos

Parcerias

A Sociedade Harmonia Eborense sempre colaborou com outras entidades e associações, quer a nivel local e nacional. As parcerias que têm vindo a aumentar e diversificar, presupõe de uma lógica de que juntos somos mais fortes.
De destacar as parcerias existentes no momento: C:
C.M.E., Direcção regional da Cultura, CapoteMúsica, PointList, EmFim, Pé de Xumbo, Universidade de Évora, Comunidade Erasmus entre muitas outras.

Bailes

Apesar de se pensar que o conceito de baile está desactualizado nos tempos que correm, a nossa Sociedade mantém esta tradição que já no passado tanto a marcou.

Mais fotos

Laboratório de Fotografia

Numa época dominada pelo digital, a fotografia analógica ainda vive. A Sociedade Harmonia Eborense abriu a sua câmara escura a todos os sócios que pretendam, pelas suas próprias mãos, fazer revelações e ampliações de rolos & negativos, respectivamente.

Pandemia

Todos nós vivenciámos os efeitos colateriais de uma pandemia mundial, em que a vida foi congelada durante dois anos e onde reaprendemos o teatro social.

Enquanto o medo nos assombrava, decidimos então fechar em Março de 2020. Foi uma decisão dificil mas necessária.
Durante quase um ano choviam contas, e com o dinheiro que tinhamos amealhado ao longo de anos de trabalho voluntário, foram sendo pagas.
A pandemia fechou-nos a porta mas abriu-nos as portas da efemeridade que poderiamos ser e todos conseguimos ver.
Sócios, futuros sócios, artistas, colaboradores, voluntários, direções passadas e presente, organizações, produtoras, amigos, família e simpatizantes.
Todos de olhos bem abertos, decidimos fazer um crowdfunding, onde o objetivo definido foi atingindo em 3 dias.
Fomos sobrevivendo dois anos com donativos e boa vontade de artistas que deram concertos a troco da promessa de nos mantermos abertos para os recebermos.
A lotação foi limitada até deixar de ser e finalmente caíram as máscaras.

Os nossos loucos anos 20 vão começar agora. 

Parte da programação foi financiada durante a pandemia pelo Projecto Garantir Cultura.

Mais fotos