Memória Descritiva
Após várias conversas e reuniões com a Direcção da Sociedade Harmonia Eborense (SHE) iniciou-se a pré-produção do documentário sobre o passado, o presente e o futuro da SHE no dia 1 de Setembro de 2021.
Esta fase de pré-produção consistiu, sobretudo, em trabalhos de recolha de informação sobre a SHE, a saber:
• Pesquisa bibliográfica sobre a Sociedade Harmonia Eborense;
• Conversas exploratórias com elementos da Direcção da SHE sobre os assuntos e temas mais importantes a abordar no documentário;
• Identificação e selecção de pessoas a entrevistar;
• Preparação do guião das entrevistas;
• Identificação e recolha de material de arquivo variado em suporte audiovisual e fotográfico (esta recolha prolongou-se até à fase da pós-produção do documentário).
A fase de produção do documentário começou no dia 27 de setembro de 2021 e terminou em meados de novembro de 2021.
Iniciou-se a fase de produção com as gravações de 16 entrevistas de fundo a sócios da SHE que têm, ou tiveram, uma ligação relevante e duradoura com a Sociedade.
Do total das 16 entrevistas resultaram 8h30m de depoimentos.
Ainda durante esta fase foram realizadas outras filmagens com o objectivo de complementar a informação recolhida nas entrevistas aos sócios da SHE, a saber:
• Recolha de 20 depoimentos, mais curtos e relativamente aleatórios, a sócios actuais da SHE;
• Filmagem de eventos culturais integrantes da programação da SHE (durante os meses de setembro, outubro e novembro).
Recolhido todo o material necessário avançou-se para a fase final, a pós-produção.
A pós-produção do documentário iniciou-se na segunda quinzena de novembro de 2021 e durou até abril de 2022.
Numa primeira fase, foram ouvidas com detalhe as 8h30m dos depoimentos recolhidos nas 16 entrevistas de fundo, bem como, dos 20 depoimentos mais curtos.
Partiu-se depois para a escrita do argumento e para a construção da narrativa do documentário tendo como base o texto e os excertos seleccionados dos vários depoimentos.
O processo da pós-produção foi interrompido algumas vezes devido a isolamentos profiláticos por contactos de risco dos realizadores com casos positivos de COVID-19 e, mais tarde, por isolamento profilático de um dos realizadores que acabou por contrair COVID-19.
Já com a fase de pós-produção bastante avançada sentiu-se a necessidade de regressar à sede da SHE para realizar mais algumas filmagens, necessárias à consolidação da narrativa audiovisual delineada.
Terminada toda a fase da montagem (edição vídeo), seguiu-se a pós-produção
áudio e vídeo.
Deu-se por concluído o documentário no dia 15 de abril, data em que foi entregue à Direcção da SHE para exibição no dia 22 de abril de 2022 por ocasião das comemorações do 173o aniversário da SHE, 120 anos dos quais vividos no Palácio dos Estaus, a sede da SHE desde 1902.
Do processo de produção resultou um documentário com 53’45” de duração e que, no nosso entender, reflecte o passado, o presente e o futuro da SHE, assim como, a importância e centralidade da Sociedade Harmonia Eborense no contexto cultural actual da cidade Évora.
A SHE fica ainda na posse de um vasto conjunto de entrevistas, das quais se utilizaram apenas alguns excertos. Este arquivo será importante não só para preservar a memória do passado mas, também, para ser uma ferramenta a utilizar nos caminhos futuros da SHE.
Pelos realizadores, José Coimbra e Tiago Guimarães.
Registo Fotográfico
Fotos de Rafael Espingardeiro