CROWDFUNDING – “E se a SHE fechasse?”

O ano de 2020 trouxe consigo consigo um desafio sem precedentes na História da Humanidade. O sector da cultura e da promoção cultural viu-se privado do que o alimenta: os públicos. A(s) sociedade(s) reinventaram-se para combater uma pandemia que continua a não dar tréguas, aumentando diariamente a avalanche de encerramentos de espaços centenários, e que tanto ofertaram à cultura nacional.

A SHE está na eminência de encerrar a sua actividade, passados 171 anos de existência. Os elevados encargos financeiros que possui são incomportáveis sem possibilidade de desenvolver a actividade cultural que a alimenta, e que, no fundo, alimenta a sua massa associativa e, consequentemente, a cidade de Évora.
Face ao exposto, vimos pedir a vossa ajuda. Ajuda para podermos salvar uma associação que, não raras vezes, se colocou de forma pioneira na promoção da cultura eborense. Ajuda para salvar uma associação sem fins lucrativos, Instituição de Utilidade Pública desde 2015 e Entidade de Interesse Histórico e Cultural
desde 2018. Que, cada vez mais, se assume como palco preferencial para a cena artística eborense. Que, cada vez mais, é a casa da “nova música” em Évora, onde convivem actores, artistas plásticos, músicos, ilustradores, poetas, escritores…mas que, se o panorama se mantiver, fecha definitivamente as suas portas no primeiro
trimestre de 2021.

Precisamos da vossa ajuda. Infelizmente, o espaço que ocupa a SHE não é seu. A SHE
é inquilina e refém de uma elevada renda que, dentro do contexto actual, a amordaça. Lançamos esta campanha de forma a poder reunir o montante que nos proporcione mais 6 meses de actividade.

Todos nós somos Harmonia. Somos música. Somos teatro. Somos exposições. Somos prosa e poesia. Somos fotografia. Somos cinema. Somos 140 eventos por ano. Somos mais de 400 sócios efectivos. Somos voluntariado, entreajuda e boa vontade.

Queremos continuar a ser.

E chegamos até vós com o sentido de responsabilidade que tem mediado as recentes direcções, que têm sabido conduzir a Sociedade Harmonia Eborense a um lugar singular no panorama cultural português. Chegamos até vós porque acreditamos na continuidade do trabalho que tem vindo a ser feito.
Voltará o momento de termos a nossa casa cheia, repleta de eventos. E contamos convosco para tornar esse desejo uma realidade.

CAMPANHA DE CROWDFUNDING GOFUNDME